A RETROexpectativa será realizada durante os 5 dias do Purungo 10. Saiba quais as edições que serão abordadas por dia e a temática dos debates.
1º Dia | Design no Brasil: Uma Utopia?
Design no Brasil: O tema do 2º Purungo, “Design no Brasil”, foi criado com a intenção de avaliar até onde vai uma possível autenticidade do Design Brasileiro. A temática teve como foco o fato de que a profissão - que nos países industrializados é vista como área fundamental para a sustentabilidade da economia e fator de competitividade - é tratada no Brasil de forma oposta. “Design no Brasil” buscou uma identidade para o design nacional voltada para as reais necessidades da indústria brasileira.
Utopia: O 6º Purungo abriu suas portas para a discussão de novos caminhos procurando abordar a utopia como forma de criação de novas perspectivas. Uma forma de procurar novas possibilidades de criação, de alternativas de desenvolvimento diferentes daquelas que nos parecem únicas, hegemônicas ou imutáveis.
“Design no Brasil: Uma Utopia?” propõe uma análise da evolução do Design no Brasil, seus caminhos e suas possíveis perspectivas.
2º Dia | Desconstruindo as estruturas
Desconstrução: Diferente de destruir, o termo “Desconstruir” - tema do 7º Purungo - significa o questionamento de verdades pré-estabelecidas, valores pré-estabelecidos ou condições normativas. Desconstruir é abrir novos horizontes de forma a desestabilizar metodicamente as estruturas e normas cristalizadas ao longo do tempo, com a finalidade de melhor percebê-las e questioná-las. Desconstruir não é a proposta do novo, mas a forma de criar condições para o surgimento do novo. É transpor barreiras, é o não-convencional, é o criativo, o diferente, o alternativo.
Interdisciplinaridade: Em tempos de globalização ninguém faz nada sozinho. A realização de grandes projetos depende a cada dia de mais pessoas envolvidas e do empenho de cada parte para contribuir com o sucesso de todos. Foi nesse pensamento que se baseou o 3º Purungo, um convite à “Interdisciplinaridade”.
É da junção desses dois fortes conceitos que surge o tema “Desconstruindo as estruturas”. Um questionamento das formas e padrões e uma busca por novas formas de pensar Design.
3º Dia | O movimento estudantil e a construção coletiva
Design Social: “Design Social: Novos modelos de desenvolvimento humano” - tema do 4º Purungo - marca um ponto de partida para o aprofundamento da sociedade brasileira atual em seus diversos segmentos e de como os estudantes podem direcionar seus esforços para contribuir com a sociedade. O evento proporcionou aos alunos condições de pensar em soluções plausíveis e auto-sustentáveis para um mundo mais humano.
Proatividade: O Purungoito, com o tema “Proatividade”, coloca o estudante como agente transformador de sua própria realidade. Fazer mais do que se é necessário, transpor barreiras, superar dificuldades, solucionar problemas de formas criativas, fazer o necessário de forma inusitada. Uma forma de deixar sua marca no mundo.
“O movimento estudantil e a construção coletiva” pretende discutir a atuação do estudante em prol da sociedade em que está inserido.
4º Dia | Um Admirável Mundo Novo
O Espetáculo: A Sociedade do Espetáculo foi a temática escolhida para o Purungo 9 a ser discutida durante os cinco dias de evento. Inspirado na obra de Guy Debord (”A Sociedade do Espetáculo”), o tema enfatiza as relações sociais e o pensar crítico, a não separação entre o pensar e o fazer através de questionamentos acerca da responsabilidade social, ambiental e da atuação do designer. A maneira como o design é produzido, como é pensado e ensinado, como é encarado pela sociedade, pela mídia e por outras áreas do conhecimento.
Felicidade: O Purungo nº5 buscou libertação dos modelos, processos de criação/produção atuais impostos ao designer e deu margem para a busca da “Felicidade”, gerando uma análise dos valores artificiais pré-estabelecidos pelo sistema industrial no qual estamos inseridos.
“Um Admirável Mundo Novo” se trata de um paralelo entre o consumo do espetáculo e a expectativa que a “felicidade” gera como motivação para se continuar buscando novas experiências.
5º Dia | 2020... O que fará o Designer? Uma retroexpectativa.
O Primeiro e o décimo Purungo contrapostos em perfeita harmonia. Uma visão do futuro a partir do que foi explorado no passado. Venha ver o que você perdeu.
sem comentários
Postar um comentário