segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sobre o Purungo 10

O Purungo é um dos maiores encontros estudantis de Design do país. Isso se deveu, durante algum tempo, a alguns fatores importantes. O Purungo conseguiu sustentar sua periodicidade até hoje (com exceção do ano de 2007). Ao longo dos anos, obteve um crescimento considerável na participação, conseguindo atingir estudantes de outros estados. Este fator tem sido muito importante para o crescimento qualitativo do evento pois favorece a diversidade, uma das características marcante das edições passadas. Finalmente, o Purungo é um evento representativo no ponto de vista estudantil, não apenas por ser iniciativa exclusiva dos estudantes de design e com apoio dos Centros Acadêmicos, mas porque ele tem fortalecido constantemente a união dos estudantes de design em Curitiba, resultando em um evento que aborda múltiplas realidades e com qualidade acadêmica e crítica reconhecidas pelo Brasil afora.

Do ponto de vista histórico, o Purungo é, portanto, o maior testemunho do movimento estudantil de Design em Curitiba nos últimos 11 anos. Tudo o que aconteceu de 1998 até 2009 foi, de certa forma, registrado em cada edição do evento: o começo do amadurecimento das relações entre estudantes de design de Curitiba (o Purungo sempre foi um evento público e independente de algum organismo ou instituição acadêmica em específico), a evolução das formas mecânicas de produção para as tecnologias digitais, a popularização do Design como área de atuação e o aumento exponencial do número de profissionais, a progressiva tomada de consciência da importância do design por parte do mercado em geral cada vez mais numeroso e diversificado, a ampliação de iniciativas e movimentos independentes por todo o país, a trajetória do ensino desenvolvido nas instituições acadêmicas, o aprofundamento da investigação de repertórios locais, o amadurecimento da relação com a tradição clássica européia e com os movimentos dos principais centros produtores de design e, finalmente, a retrospectiva histórica que resultou, nos últimos anos, num movimento reflexivo espelhado no aumento em progressão geométrica do posicionamento crítico sobre o design no Brasil.

Nesse percurso, o design brasileiro aprimorou e consolidou três características que, de um modo geral, marcam a maturidade de qualquer ramo de atividade: consciência profissional, produção autônoma e reflexão crítica. A 10ª edição do Purungo, que se despede dos seus 10 anos de existência, celebra, acima de tudo, o amadurecimento acadêmico do design em Curitiba.

Essa maturidade, no entanto, trás consigo dois grandes desafios. O primeiro deles é que, com a ampliação do número de escolas, instituições, premiações, concursos e exposições acadêmicas de design, será cada vez mais importante para o Purungo saber formular e manter seu papel de principal registro histórico estudantil do design em Curitiba. Esse é o seu compromisso social. O segundo é que o aumento da importância do design implicou o aumento do público interessado pela profissão, e isso requer do Purungo um enorme esforço para aliar o que está sendo desenvolvido de melhor na área científico/acadêmica e na área profissional, com uma seleção voltada à responsabilidade sócio-cultural, sem a qual o pensamento crítico não passa de uma gama de opiniões regidas pelo gosto ou pela moda. Esse é o seu compromisso público.

O Purungo 10 é uma tentativa de responder a esses desafios e preparar o caminho para os próximos Purungos. Sua realização é constituída pelos Centros Acadêmicos da UFPR, UTFPR, PUC-PR e Universidade Positivo, pelo grupo “Parêntesis Design”, pela pré-comissão organizadora do N Design Curitiba 2010 e pela própria Comissão Organizadora do Purungo 10 (constituida por representantes da UFPR, UTFPR, PUC-PR, UTP, UP e UniFAE), procurando-se unir o melhor da produção acadêmica ao melhor da crítica.

Se o Purungo 9 já havia proposto um tema reflexivo e relativamente distante dos que habitualmente são estabelecidos (“Sociedade do Espetáculo”), optando por um caminho mais abrangente sem, no entanto, restringir-se a uma discussão puramente filosófica, o Purungo 10 busca atingir o inédito através daquilo que um dia possa ter sido novidade: o nosso próprio passado. Em vez de convidar as pessoas para discutir sobre um determinado tema em específico, foram selecionados os temas de 8 edições do Purungo que ainda se enquadram em nosso contexto atual, distribuindo-os em cada dia do evento. Para delinear o escopo desta retrospectiva, foram convidados profissionais de peso, entre designers, historiadores e críticos, que também possuem, de certa forma, alguma participação no movimento estudantil de design em Curitiba. Deste modo, pretende-se dispensar o tradicional roteiro das antigas edições do Purungo em favor de discussões mais definidas e assumidamente copiadas das próprias edições anteriores.

Proceder dessa forma evidentemente é um grande risco. Se a criação do tema não parte do exame contextual do assunto eminente às discussões acadêmicas (como ocorreu no Purungo 9), o evento pode correr o perigo de perder justamente aquilo que sempre foi a sua força: a representatividade. Afinal, quantos possíveis novos convidados ficaram de fora porque não se adequaram a nenhum dos temas dos últimos Purungos? Quantos possíveis novos participantes podem deixar de se inscrever por julgarem o tema abrangente demais?

Surpreendentemente, os problemas que ocorreram foram exatamente na direção contrária dessas perguntas. Em primeiro lugar, o problema mais comum dentro da organização do evento não foi conseguir encaixar novos convidados e participantes em pelo menos um dos temas selecionados, mas decidir a ordem dos temas seguindo a iminência e o interesse por parte dos convidados e dos participantes. Para cada convidado e para cada atividade proposta foi necessário perguntar: qual a relação mais direta com o contexto atual do estudante de design em Curitiba? Quais as referências mais atuais dentro de cada tema e quais se mostram mais promissores para o futuro? Em qual dos temas cada perfil de convidado ou participante pode contribuir mais?

Outras inúmeras questões foram igualmente levantadas, mas o fato é que os temas e suas definições mostraram-se inusitadamente includentes, sendo o desafio dos participantes não mais o de se adequar ao tema proposto, mas o de refletir sobre seu posicionamento crítico de acordo com os temas propostos. É importante notar que, de certo modo, isso sempre ocorreu nos Purungos: cada tema era dividido em sub-temas que também eram encaixados em cada dia do evento.

No Purungo 10, portanto, estamos tentando aumentar a aposta na capacidade e no comprometimento intelectual do estudante de design de Curitiba. Caso nossa meta seja atingida, a conseqüência será recompensadora para todos. A qualidade singular dos debates e das informações compartilhadas nos Purungos, bem como o fortalecimento da união entre estudantes de design em Curitiba, sempre estiveram presentes em todas as edições, o que ocasionou em uma tradição que funciona como um importante espaço de aprendizado e contextualização. Apesar de todos os riscos, o Purungo 10 propõe o objetivo de aliar a grande reflexão atual ao grande mostruário da trajetória histórica deste evento. Este projeto, em que o passado, o presente e o futuro se apresentam de forma mais equilibrada do que nas edições anteriores, resume este esforço. Se existem muitas outras alternativas de organização para o Purungo, essa edição possui, ao menos, o privilégio de fortalecer essa afirmação.

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